segunda-feira, 16 de junho de 2008

Dicas de como se aquecer no inverno em atividades outdoor!!!




O Aquecimento por camadas

O aquecimento por camadas se aplica a qualquer atividade ao ar livre. O segredo é manter a temperatura do corpo constante, não importando o nível de atividade (Hiking vigoroso, escalada, curtindo uma fogueira) ou outras condições como chuva, gelo ou vento gelado.

Existem três estágios básicos para se aquecer por camadas: a primeira camada perto da pele, uma segunda camada de isolamento e a terceira camada externa aprova de intempéries. O truque é fazer os ajustes dependendo do tipo de atividade e das condições ao ar livre, tirando as camadas quando se fica com calor ou adicionando camadas quando se fica com frio.

PRIMEIRA CAMADA – seda, lã, tecidos sintéticos.

Mais do que qualquer outra, a primeira camada é a que mais influencia na regulação de temperatura do seu corpo. Você já vestiu uma camiseta de algodão embaixo de seu casaco de chuva enquanto caminhava ou realizava uma trilha? Ao invés de ficar molhado da chuva, você provavelmente se sentiu molhado e com frio por causa do suor.

Presa dentro da sua roupa a transpiração o deixa molhado, não importando o quanto seu casaco o protegeu da chuva. Infelizmente o algodão faz um ótimo trabalho em reter a transpiração e o deixa suado.

Você deve procurar usar uma camiseta feita de outro material, diferente do algodão, como seda, lã, ou tecidos sintéticos que deixam o suor se afastar de sua pele. Como alguns tipos de poliéster. Além delas absorverem o suor, o levam para o lado externo da roupa onde pode evaporar, ajudando-o a se manter quente e seco.

Manter-se seco é importante para se sentir fresco no verão e para evitar perigos como a Hipotermia no inverno. Existem roupas térmicas a disposição em vários níveis de aquecimento.

SEGUNDA CAMADA - isolamento

A camada de isolamento ajuda a reter o calor, isolando o ar perto do seu corpo. Jaquetas e calças de poliéster fleece, são bons exemplos para atividades ao ar livre. Esse tipo de roupa além de isolar o ar perto do corpo, é feita de tecido que o ajudam a ficar seco.

A camada de isolamento o deixa quente mantendo a temperatura do corpo. Tecidos como lã e poliéster fleece, são excelentes isolantes. Malhas ou camisas de lá oferecem bom aquecimento e isolam o calor mesmo molhados, mas são muito grossos.

O poliéster fleece, aquece em várias condições de tempo, desde o frio extremo, a dias úmidos. É ideal por ser muito leve, respirante e continua a aquecer mesmo quando molhado.

Atividades como corrida e mountain bike, podem ser realizadas com uma jaqueta fina de poliéster fleece para evitar o superaquecimento. Existem alguns tipos de jaquetas neste tecido que possuem um membrana que bloqueiam o vento.

TERCEIRA CAMADA – Proteção do vento e da chuva

A terceira camada o protege do vento, chuva ou neve. Alguns tipos de casacos foram desenvolvidos para manter o calor do corpo enquanto deixam o suor sair. Sem uma boa ventilação a transpiração não consegue evaporar e condensa dentro do casaco de proteção de vento ou chuva.

Para qualquer atividade mais pesada, seu casaco externo precisa ser respirável ou bem ventilado para manter a transpiração sem esfriar o seu corpo.

Este casaco também deve ter espaço o bastante para ficar sobre as outras camadas de roupas e não restringir o seu movimento.

Tipos de casacos para a terceira camada:

* A prova de água e respirante – Este tipo de casaco o mantém confortável em quaisquer condições do tempo e qualquer atividade e são especialmente feitos para água, climas frios e atividades alpinas.


* A prova de água e não respirante - Tipicamente feito de polyiuretano –nylon, a prova de água e vento, este casaco econômico é ideal para atividades leves em chuvas torrenciais.


* Resistente a água e respirante – Este tipo de casaco é perfeito para chuvas leves e atividades pesadas.

Portanto, nesse inverno siga as dicas desse artigo, para evitar problemas com o frio e se você sempre pratica atividades ao ar livre procure por roupas especiais para ajuda-lo a ter melhor desempenho.

Nenhum comentário: